08 NOV 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
OURINHOS SE DESTACA EM RANKING DE GERAÇÃO DE EMPREGOS EM SETEMBRO

Confirmando o excelente momento econômico vivido por Ourinhos, a Prefeitura divulga outra ótima notícia para os ourinhenses. Segundo os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, em setembro de 2014 foram gerados em Ourinhos 1.127 empregos celetistas.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias, tal resultado foi oriundo principalmente da geração de empregos nos setores da Indústria de Transformação, Comércio e Serviços. No mesmo período, foram registradas 916 demissões resultando em um saldo positivo de 211 empregos, com Variação Relativa de 0,72%.

Os dados CAGED divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), colocam Ourinhos na liderança do ranking regional de geração de empregos formais em setembro deste ano. Ficou em 19º lugar de 370 cidades de São Paulo classificadas no ranking.

O secretário de desenvolvimento econômico falou sobre o índice positivo. “Temos reiterado que nosso município se firma como importante polo regional. Ocupamos a 19ª posição no ranking estadual, à frente de municípios da região como Assis, Marília, Bauru, Presidente Prudente, Lins, Avaré, Jaú, entre outros. Além de estarmos em uma posição melhor do que cidades maiores como Franca, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Jundiaí e Americana”, informou.

“Este resultado positivo na geração de empregos verificado no mês de setembro é fruto do forte desenvolvimento econômico verificado em nosso município, onde vemos crescimento em todos os setores, como comercial, industrial, universitário, médico, construção civil e de serviços”, destacou Messias.

A economia ourinhense está aquecida e a geração de empregos está em alta, por conta de algumas ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com alguns parceiros. Entre as iniciativas pode-se destacar os cursos de marcenaria para capacitação de profissionais para a indústria moveleira de Ourinhos. Também está sendo preparada a MOVELAR, primeira feira da área para fortalecer ainda mais o setor moveleiro de Ourinhos, que conta com mais de 50 fábricas.

Essas ações de fortalecimento de setores é feito em outras áreas também. Por exemplo, em parceria com o SEBRAE foi realizada a Semana do Microempreendedor e agora será realizada a 1ª Semana do Comércio de Ourinhos.

Além disto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também oferece o Time do Emprego que visa orientar e preparar o trabalhador, a partir dos 16 anos, na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

“Cabe salientar que a prefeita Belkis Fernandes, dentro de uma visão de empreendedorismo, tem buscado o diálogo com todo o setor produtivo de nosso município, propondo ações que fomentem o desenvolvimento local e regional, cujos resultados estão sendo colhidos. Somado ao lançamento do PIMC – Plano Integrado de Melhoria Contínua, que visa a articulação entre secretarias e parceiros como SEBRAE, FIESP, ACE, AIOR e SENAI, entre outros, as perspectivas serão melhores ainda”, complementou Messias.