20 NOV 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
MAIS DE 200 PESSOAS PARTICIPARAM DA 1ª SEMANA DO COMÉRCIO EM OURINHOS

O Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP em Ourinhos divulgou o balanço da 1ª Semana do Comércio, realizada entre os dias 10 e 13 de novembro, na Praça Mello Peixoto. Durante os três dias, empresários de Ourinhos e região, receberam orientações por meio de palestras e oficinas realizadas por consultores da instituição.

Ao todo, foram realizados 240 atendimentos e mais de trinta horas de capacitação. Também participaram empresários de Taquarituba, Itaí e Santa Cruz do Rio Pardo que vieram em Missões Empresariais.

Durante a semana os empreendedores tiveram a oportunidade de visitar a Loja Modelo, idealizada pelo Sebrae. O objetivo da ação é orientar o lojista a organizar e deixar o ponto de venda mais atraente. Foram apresentados os principais conceitos do varejo moderno, que vão desde a montagem da fachada a exposição de roupas e acessórios. Também foram abordados temas como qual iluminação ideal para valorizar as mercadorias.

Os participantes também puderam conhecer algumas inovações, como por exemplo, etiquetas de identificação de produtos por radiofrequência. A tecnologia é usada como alternativa ao código de barras e permite rastrear o produto durante todo o processo, desde a produção, passando pelo estoque chegando até a venda ao cliente.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Vitor Alan Martins, o evento foi uma oportunidade dos empreendedores se atualizarem sobre as tendências e novidades do varejo. “Vários empresários comentaram sobre a grande relevância das informações de visual merchandising que foram transmitidas pela equipe do Sebrae”, relatou.

A 1ª Semana do Comércio de Ourinhos, organizada pelo ER do Sebrae-SP em Ourinhos, aconteceu em parceria com a prefeitura municipal, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato do Comércio e Senac Marília.

FORMALIZAÇÃO

Além de acompanhar as palestras e as capacitações, empresários de diversos ramos aproveitaram a ocasião para regular o negócio próprio. Entre eles Camila Guimarães. Há cerca de um ano a empresária começou a trabalhar para uma empresa multinacional de cosméticos. "É uma empresa que oferece possibilidade de crescimento e ofereceu oportunidade para abrir minha pequena empresa", comentou ela.

Além dos benefícios da regularização, como obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), possibilidade de contratação de funcionários, realização de negociações bancárias com mais facilidades e contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Camila planeja adquirir um espaço próprio. Atualmente o atendimento é feito nas residências das consumidoras. "Além de estar garantindo minha aposentadoria, auxílios doenças e maternidade, já posso me organizar para adquirir o espaço", finalizou Camila.

FOTO: Camila Guimarães formalizou seu pequeno negócio durante Semana do Comércio

FONTE: Máquina PublicRelations a serviço do Sebrae-SP