13 DEZ 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
PREFEITURA PROMOVEU NESTA SEXTA-FEIRA A ÚLTIMA REUNIÃO DOS EMPRESÁRIOS DO ANO

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, na sede social da AERO, a última reunião de empresários do ano, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura, além da classe empresarial da cidade e teve a mesa composta pela Prefeita Belkis Fernandes, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias, Secretário de Meio Ambiente e Presidente da ACE, Diógenes Correa Leite, pelo Presidente do Sincomércio Frednês Correa Leite, Vereador Aparecido Luiz, “Cido”, Presidente da AIOR, Edenilson Natali, Presidente da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanutto, Diretor Regional da FIESP, Robson Martuche e Wilson Nishimura, Gerente Regional do SEBRAE.

Durante a reunião foi realizado um balanço a respeito do desenvolvimento da cidade em diversos âmbitos, com destaque para as áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente e cultura.

Na área da saúde, os destaques foram o Menor Índice de Mortalidade Infantil registrado na história, deixando Ourinhos abaixo da média do Estado de São Paulo e a referência da Santa Casa de Misericórdia como um dos 30 melhores hospitais do Brasil e ser cotada para administrar outros órgãos de saúde. Ainda nesta área, os empresários e governo municipal discutiram a questão do credenciado de Ourinhos para tratamento oncológico pelo SUS.

A educação ourinhense também foi motivo de comemoração durante a reunião, por ter realizado diversos projetos de melhorias nas escolas durante o ano, por ter registrado nota 6.0 no IDEB (ficando a frente de outros municípios do mesmo porte), além de quatro alunos de escolas municipais terem sido contemplados com o Prêmio Nacional de Robótica para representar o Brasil na Copa do Mundo de Robótica, que será realizada em 2015, na China, da implantação de cursos de Engenharia Civil e Elétrica nas FIO, a construção do prédio de odontologia da faculdade, além da luta para que a cidade possa contar com um curso de Medicina.

Com relação ao desenvolvimento econômico, foi comemorado o elevado índice de emprego na cidade, sem contar no avanço das negociações para a implantação de um curso na área de marcenaria em nosso município com o intuito de aumentar o ramo moveleiro da cidade. “Se hoje Ourinhos já apresentou o maior índice de emprego comparado a cidades do seu porte, já podemos ter uma noção do quanto o município irá crescer a partir do momento em que investirmos ainda mais na qualificação profissional, como a implantação deste tão esperado curso de marceneiro, relatou o secretário da pasta, José Claudinei Messias.

No que diz respeito ao Meio Ambiente, Ourinhos conquistou mais uma vez o Selo Município VerdeAzul, ficando em 52º lugar no Ranking Ambiental Paulista 2014, o que comprova a boa gestão ambiental realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

A Cultura também foi destaque e promoveu durante o ano todo diversos projetos que fomentaram a interação das pessoas com outros segmentos, não deixando de lado a atração mais esperada do ano, como o investimento feito para a realização da Cantata de Natal, no Centro Cultural, a decoração espetacular da Casa dos Ingleses e os espetáculos que estão sendo realizados neste período natalino.

As reuniões de empresários visam sempre estimular novos negócios em Ourinhos por meio de uma proximidade maior entre lideranças da cidade, como empresários, representantes de entidades, faculdades e o Governo Municipal.

A Prefeita Belkis Fernandes encerrou a reunião e fez questão de ressaltar a sua alegria com as conquistas. “Gostaria de registrar a minha satisfação por encerrar a última reunião de empresários do ano, sabendo que apesar dos enfrentamentos também conquistamos vitórias, pois esse é o principal objetivo dos nossos encontros, unir o setor público e privado para termos uma cidade desenvolvida”.

É importante destacar ainda o reconhecimento da prefeita para com os problemas relacionados com a pavimentação asfáltica que ainda assola o município. “Sabemos a situação do asfalto e que temos muito que fazer daqui pra frente, porém nestes dois últimos anos investimos fortemente nas áreas da saúde e educação que são prioridades para um município. Continuaremos lutando para conquistar mais recursos”, finalizou Belkis.