23 DEZ 2015
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SENAI POSSIBILITOU A FORMAÇÃO DE 140 NOVOS PROFISSIONAIS

Na noite da segunda-feira, 21, a prefeita Belkis Fernandes fez questão de prestigiar a formatura de 140 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial (Colchoeiro Industrial, Costureiro Industrial Polivalente, Caldeireiro Básico, Mecânica de Usinagem em Máquinas Convecionais e Eletricista) e Curso Técnico em Eletromecânica do Centro de Treinamento SENAI de Ourinhos.

Antes de iniciar a entrega dos certificados, a prefeita Belkis cumprimentou os presentes e parabenizou os idealizadores do SENAI. “Deixo aqui meus cumprimentos a todos os componentes da mesa e aqueles que vieram prestigiar esse momento marcante. Parabenizo vocês pela escolha do paraninfo da turma, pois o Edenilson é um parceiro nosso e contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. Parabenizo também o Robson Martuchi, que é o idealizador do SENAI e que sonhou junto com o Paulo Skaf para que nós conseguíssemos ter essa escola. Estamos hoje nessa solenidade graças ao empenho de todos”.

“Cumprimento os convidados, familiares, cada um dos formandos e reforço que o conhecimento e o saber é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter, pois é aquilo que ninguém tira. Por isso eu desejo que este curso seja um divisor de águas na vida de vocês e repito, busquem cada vez mais o conhecimento. Foi um esforço pra muitos de vocês e hoje é um momento de glória e comemoração”, desejou Belkis.

O coordenador titular do Conselho Consultivo das Unidades do SESI e SENAI de Ourinhos e região Robson Martuchi deixou um recado para os formandos. “Não podemos depender da ajuda do governo, temos que aprender a andar com as nossas próprias pernas. Como conseguimos isso? Através do conhecimento e do estudo. Vocês deram um passo muito importante, um conhecimento técnico no Brasil que tem uma necessidade monstra. Nós sabemos da dificuldade de contratar pessoas qualificadas e delas se manterem na empresa, e quando essas pessoas são boas à gente tem que ceder e melhorar o salário para não perdê-lo. Só vamos progredir se procurarmos melhorar a cada dia”.

Robson aproveitou a oportunidade e agradeceu a prefeita Belkis pelo apoio que sempre deu para o SENAI e parabenizou pelo seu trabalho transparente. “Agradeço a Prefeita que manteve a escola funcionando e que acredita muito na educação. Gostaria de aproveitar para parabenizá-la também e dizer sobre o ranking de transparência divulgado pelo Ministério Público Federal, no qual Ourinhos ficou em 8º lugar do total de 645 municípios do Estado de São Paulo. Não tem cidade grande da região que chegou perto da gente. Isso mostra seriedade e que ela está fazendo a coisa certa”, disse.

DIRETOR DO SENAI OURINHOS PARABENIZA FORMANDOS E AGRADECE A PREFEITURA PELO CONVÊNIO

O diretor do Centro de Treinamento SENAI de Ourinhos João Domingos Chiari Sanchez relatou a alegria em estar à frente da escola e lembrou com carinho o dia da sua formatura. “Esta é minha primeira formatura frente ao SENAI de Ourinhos e estou muito orgulhoso, pois isso é uma retrospectiva da nossa própria carreira. Fui aluno do SENAI em 1989 e quando a gente vê um aluno recebendo um certificado, sabendo da trajetória de sucesso que ele com certeza vai criar, é como se a gente fosse um pedacinho dele também”.

De acordo com João, a grande maioria dos alunos que se qualificam no SENAI já saem do curso empregados. “Dos alunos do curso de aprendizagem, 60% deles já são contratados pelas empresas antes mesmo de se formarem. E desse total, praticamente todos permanecem no primeiro emprego”.

“Ressalto que a oportunidade está para todos, o que difere se eu fico ou não com uma vaga de trabalho e vou ter sucesso naquilo que eu vou fazer é se estou preparado pra isso. Portanto digo que se você pretende ingressar no mercado de trabalho da indústria, o melhor caminho é o SENAI. Todos os nossos professores são altamente qualificados, tanto tecnicamente quanto pedagogicamente”, disse o Diretor.

Antes de encerrar a solenidade, João agradeceu a presença da prefeita Belkis e o apoio que sempre tem dado ao SENAI. “A mesa solene desta noite é muito especial, pois aqui temos diversos representantes da cidade, incluindo a prefeita Belkis Fernandes a quem eu agradeço por estar sempre nos prestigiando e por manter o nosso convênio”.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Miguel Cury e contou também com a presença do presidente da AIOR e sócio gerente da Alliance Edenilson Natale que na ocasião foi o Paraninfo das turmas; do coordenador titular do Conselho Consultivo das Unidades do SESI e SENAI de Ourinhos e região Robson Martuchi; da diretora do Centro de Atividades do SESI região de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, Janete Guimarães; do coordenador de Atividades Técnicas do SENAI de Ourinhos Wilson José Chiari; do Instrutor de Formação Profissional do SENAI e homenageado da noite Marcos Rodrigues Foz; do também homenageado e Instrutor Reginaldo de Oliveira Sampaio; do secretário geral adjunto da Câmara dos Vereadores Dedé Calheiro que representou o presidente do Legislativo José Roberto Tasca, do representante do deputado federal Capitão Augusto Ten. Cristoni, familiares e amigos dos formandos.