06 SET 2013
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Prefeita Belkis Fernandes recebe a visita do senador italiano Fausto Longo

A prefeita Belkis Fernandes recebeu em seu gabinete na prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 05, a visita ilustre do senador italiano, o brasileiro Fausto Longo, que é também arquiteto e urbanista e veio acompanhado do assessor Ivo Morganti.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias e o diretor de cultura de Ourinhos Robson Martuchi, que é também diretor regional da FIESP, de quem partiu o convite para Longo vir a Ourinhos.

O senador, que assumiu uma das duas cadeiras a que o Parlamento Italiano oferece aos ítalo-descendentes da América do Sul no Senado italiano e que também foi diretor da FIESP, falou sobre projetos para inserir Ourinhos no contexto econômico e comercial Brasil / Itália. “Como porta voz da Itália nos países da América do Sul tenho como proposta de trabalho estreitar essa relação entre a Itália e o Brasil, meu país que possui grande potencial de mão de obra. Desta forma vamos identificar na Itália quem são pontenciais investidores para trazermos para Ourinhos, de forma a analisar as necessidades e potencializar essa parceria com essa cidade que possui uma excelente posição geográfica e logística, de forma que as pequenas empresas italianas possam se miscigenar aqui e levar o nome de Ourinhos para o mundo”, destacou Fausto Longo.

A prefeita agradeceu o entusiasmo e colocou Ourinhos à disposição. “Ficamos honrados em receber a visita de uma pessoa ilustre como o senador e vamos levantar a questão da mão de obra formada e disponível na cidade, para que possa somar a oferta das empresas italianas que teremos o prazer de receber. Isso tudo vai gerar mais renda e emprego no município. Vamos unir a qualidade dos produtos da Itália à capacidade produtora do Brasil aqui em Ourinhos”, ressaltou.

Outra proposta apresentada pelo senador à prefeita Belkis Fernandes foi sobre a possibilidade da criação de um sistema hidroviário no Rio Paranapanema. “A Itália tem tradição na questão naval e um desafio que lanço, o qual pretendo ajudar, é na questão da navegabilidade envolvendo os estados de São Paulo e Paraná é uma ótima oportunidade para o escoamento de produção por pequenas embarcações. Seria a criação de um consórcio intermunicipal para a bacia do Paranapanema para torná-lo navegável, o que é possível e viável. Isso é algo para se pensar, porque não há dificuldade nenhuma para a navegabilidade no Rio Paranapanema, porque Ourinhos é um ponto estratégico e o que é preciso é que se faça o projeto, daí abre licitação internacional para ver quem tem interesse e oferece maior vantagem para explorar essa questão que vai contribuir econômica e turisticamente para a região”, explanou o senador Fausto.

FOTO: PREFEITA BELKIS FERNANDES, O SECRETÁRIO MESSIAS, O DIRETOR ROBSON MARTUCHI, O SENADOR FAUSTO E IVO MORGANTI