26 FEV 2021
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura dá continuidade a entrega de cestas básicas para famílias cadastradas nos CRAS e CREAS

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu continuidade a entrega de cestas básicas para famílias carentes do município. Estão sendo distribuídas sete mil unidades.

As cestas básicas são entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar do município e fornecidas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que possuem o prontuário das famílias referenciadas e fazem o acompanhamento social.

Para ser beneficiário da cesta básica, a família deve atender alguns critérios como renda per capita de meio salário mínimo e estar inscrito no CadÚnico. A distribuição já acontecia antes da pandemia, mas foi intensificada por conta da pandemia e hoje são entregues para cerca de 1.200 famílias por mês.

A secretária de Assistência Social, Viviane Barros, informou que a Prefeitura já realizou este ano duas compras de cestas básicas, por meio de licitação, para atender a demanda do município. “Principalmente agora na pandemia, com as famílias tendo suas rendas comprometidas, com o aumento no preço dos alimentos, muitas pessoas que nunca utilizaram o serviço da Assistência, passaram a receber cesta básica. Caso haja necessidade, poderemos adquirir mais cestas para atender um número maior de famílias”.

Regina Célia Marafiel Melo Silva, moradora na Vila Recreio, fez o cadastro pelo CRAS I e é uma das munícipes que recebe doção. “Agradeço a Prefeitura. É muito bom contar com esse apoio do poder público. Ajuda muito aqui em casa.”