13 MAR 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
SECRETÁRIO DE ORLÂNDIA ESTEVE EM OURINHOS PARA CONHECER O DISTRITO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Nesta terça-feira, 11, o Secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade de Orlândia Ediclelson de Oliveira e a diretora de Indústria e Comércio Marisa Caldana, estiveram em Ourinhos para conhecer o projeto de implantação do Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas instalado na Vila São Luiz, após pesquisas na internet sobre seu sucesso.

A prefeita Belkis Fernandes recepcionou os visitantes em seu gabinete e falou sobre a proposta do Distrito, que agrega micro e pequenos empresários e que está instalado em uma área de aproximada de 30.000 m², com 55 lotes que tem em média 450 m².

O secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias conversou com o secretário e a diretora de Orlândia, explicou como foi criado o Distrito e os levou “in loco” para conhecer as empresas ali instaladas. “Essa troca de experiência com as prefeituras do Estado, do país é muito importante. Informei-os que recentemente lançamos o PIMC (Programa Integrado de Melhoria Contínua) do qual o programa ‘Agiliza Ourinhos’ faz parte, com uma visão de empreendedorismo com foco no desenvolvimento econômico, social e sustentável. Falei sobre o sucesso do micro distrito que deu certo e explique que temos critérios para a doação dos lotes, seguimos todas as exigências do Tribunal de Contas quanto a forma de doação das áreas. Informei que estamos preocupados com isso e implementando tudo dentro da legalidade, para que não haja problema para o poder público, tanto para a prefeitura quanto para a câmara, esta que tem um papel importantíssimo nisso que é entender o processo de doação dos terrenos e até acompanhar se os investimentos estão ou não sendo feitos. No ano passado tivemos a retomada de 4 lotes, de empresários que receberam, não tiveram condições de implementar o investimento, por isso os lotes retornaram ao município”.

Messias citou ainda o grande parceiro do Governo Municipal, que oferece todo suporte necessário para o desenvolvimento de projetos e empreendimentos que é o SEBRAE e o gerente da unidade de Ourinhos, Wilson Nishimura também conversou com os visitantes, divulgando a eles números expressivos obtidos pela cidade nos últimos anos.

“Ourinhos sem dúvida está no caminho certo, basta verificar as últimas pesquisas. O saldo de empregos cada vez melhor, a nossa balança comercial talvez seja uma das poucas que mostra o crescimento positivo de Ourinhos em relação às exportações. Outra informação importante que saiu recentemente é quanto a longevidade das empresas que nascem em Ourinhos, um número para nós surpreendente, à frente de muitas cidades da região, o que demonstra que a cidade está realmente em um momento muito bom. A vinda do pessoal de Orlândia é mais um passo na direção que o município está virando referência, um modelo. Conversei com o secretário de Orlândia e disse que é preciso buscar informação do que deu certo e do que foi dificultoso na implantação do distrito, porque é dessa maneira que eles conseguirão implementar um projeto assertivo. O auxílio do SEBRAE é fundamental. Um trabalho dessa magnitude não se faz a poucas mãos. Somos parceiros, vamos continuar trabalhando junto e eles com certeza terão o apoio do SEBRAE em Orlândia”, destacou Wilson Nishimura.

Secretário de Orlândia fala sobre a visita a Ourinhos

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Orlândia Ediclelson de Oliveira disse que o objetivo principal da vista a Ourinhos foi para conhecer o Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas e utilizar como modelo para implantar em sua cidade, incentivando e possibilitando o desenvolvimento e crescimento dos empreendedores de Orlândia.

“Eu não conhecia Ourinhos, não conhecia a região. Descobri a cidade por meio de pesquisas na internet, vi que foi a única cidade com foco no empresário e me interessei pelo projeto do distrito voltado para o micro e pequeno empresário. Viemos aqui para trocar experiências com a prefeita Belkis e o secretário Messias, que me falaram da parceria com o SEBRAE para que possamos implantar na nossa cidade o modelo daqui. Estou muito otimista quanto à criação do distrito, o Messias citou alguns pontos em que podemos ter algumas dificuldades, mas vamos nos preparar para tudo dar certo. Vou conversar com os empresários do distrito daqui para saber deles qual foi a vantagem de instalar ali sua empresa. Hoje é difícil para o empreendedor adquirir o lote, cujo valor que ele poderia investir na empresa, tem que utilizar para comprar o lote e a prefeitura, oferecendo um espaço com preço acessível, facilitando sua instalação se torna vantajoso para eles”, relatou o secretário de Orlândia.

O secretário Messias fala sobre o crescimento das empresas de Ourinhos e sobre a visita recebida. “Ficamos felizes em ver o sucesso das empresas instaladas no micro distrito, sendo que muitas já cresceram, tendo inclusive o espaço ficado pequeno para algumas, isso é bom, demonstra que o objetivo da criação do micro distrito foi atingido. A visita do secretário e da diretora de Orlândia é muito importante, faz com que possamos crescer ainda mais e isso acontece quando as ideias e ideais são bons”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Messias.