03 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Assistidos da AADF e seus familiares participam de capacitações pela empregabilidade
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, levou até a AADF os programas Meu Primeiro Emprego e Currículo Certo no dia 22 de junho. O secretário Tiago Moreira ministrou as capacitações gratuitas oferecidas aos usuários da AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico) e seus familiares.

O objetivo é desenvolver habilidades e técnicas para ampliar oportunidades de recolocação profissional das pessoas com deficiência (PCD) e seus familiares no mercado de trabalho. Inclusive, para melhor acolher os assistidos, uma equipe da Pasta foi especialmente até a AADF, para produzir o currículo dos participantes, no formato profissional conforme exigências das empresas 5.0, por ser o primeiro documento de contato com o empregador.

O secretário Tiago agradeceu a parceria e informou que será sempre vitalícia com a entidade. “A gestão do prefeito Lucas Pocay é referência nacional em inclusão e desenvolvemos políticas públicas por meio desses programas municipais para transformar e abrir novas possibilidades de emprego e de inclusão social para pessoas com deficiência. Além da capacitação, desenvolvemos o programa ‘Currículo Certo’ para ajudar o cidadão a construir um currículo atraente e mostrar como ele pode se dar bem na entrevista de emprego”, completa.

Já atuando no mercado formal de trabalho, Ryan Rosa, usuário da AADF, elogiou a capacitação e a maneira como o conhecimento foi transmitido. “O Tiago falou coisas interessantes e o que acontece na vida real. Tanto a empresa, quanto a gente, tem que se adaptar. A empresa não estará 100% preparada para atender os PCD’s e ao mesmo tempo, a pessoa PCD tem que se mostrar apta e ter vontade de trabalhar. Porque não adianta a empresa disponibilizar emprego com vaga PCD, e a pessoa não se mostrar interessada, buscar objetivos, trabalhar para somar com a empresa. Trabalho na Riachuelo e busco constantemente a entrega de metas! Outra fala importante foi sobre a baixa autoestima e o Tiago mostrou que basta acreditar e correr atrás dos objetivos”, elogiou Ryan.