08 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Museu Histórico Ferroviário e Setor de Turismo registram mais de 2 mil visitantes no primeiro semestre de 2023
Consolidando cada vez mais um número expressivo de visitantes, o Museu Histórico Ferroviário, o Setor de Turismo e o Ponto de Informação Turística (PIT), registrou no balanço do primeiro semestre deste ano: 2.258 visitas. A cada mês, foi sendo notado um crescente número de visitantes, conforme dados do livro de visitas.

A revitalização do Centro Histórico de Ourinhos pela gestão do prefeito Lucas Pocay foi determinante para impulsionar as crescentes visitas, principalmente da rede escolar, tanto municipal, estadual ou particular. Por ser um espaço que preserva a história do município, compartilha memórias, além de promover o desenvolvimento do turismo local.

Fundado em 27 de setembro de 2022, o Museu Ferroviário abriga em seu acervo, relíquias como mobiliários, instrumentos de trabalho e de comunicação, fotografias, e na área externa duas locomotivas elétricas originais, modelo “Lobas”. Todo esse patrimônio cultural, mostra a origem, a evolução e memórias do período em que Ourinhos prosperou com a chegada das ferrovias.

Já o Setor de Turismo e o PIT possuem uma interessante maquete ferroviária que encanta os visitantes, além de ser um importante ponto para orientação dos visitantes que chegam de diversas partes do Brasil, como os Estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, e São Paulo, e de outros países, como Estados Unidos, Filipinas, Chile, Alemanha e Itália.

A visitação no Museu está aberta ao público, com entrada franca, de segunda a sexta, das 08 às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h, localizado à Rua Henrique Tocalino, nº 15 e o Setor de Turismo / PIT, nos mesmos dias e horários, localizado à Rua Henrique Tocalino, nº 288, Centro.