23 MAI 2014
FINANÇAS
PREFEITURA E CONSELHO MUNICIPAL PROMOVERAM I SEMINÁRIO: FINANCIAMENTO E GESTÃO PÚBLICA

Nesta última quarta-feira, 21, foi realizado o I Seminário: Financiamento e Gestão Pública, promovido pelo Conselho Municipal do Idoso e pela Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Assistência Social e Educação. O evento aconteceu na Faculdade Estácio de Sá, no período da manhã.

Compuseram a mesa de autoridades do evento a Prefeita Belkis Fernandes, os secretários municipais Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” (Assistência Social) e Henrique Fittipaldi Junior (Planejamento e Finanças), o presidente do Conselho Municipal do Idoso Elpídio Edson Ferraz, o Coordenador de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde Marco Antônio Marguti e o Assessor Jurídico da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) Gilvano José da Silva.

A prefeita destacou a importância deste tema. “Nós não fazemos nada, se não tivermos recursos financeiros. É importante sabermos que existem formas para captarmos dinheiro para os Fundos, como o do Idoso. Com este seminário estamos nos capacitando para realizar uma gestão, junto com a sociedade civil. Que seja um dia realmente muito produtivo”, ressaltou.

A Secretária de Assistência Social afirmou que é necessária a capacitação dos gestores públicos para melhor atender a população. “Este é um assunto delicado, mas que precisa estar na ordem do dia. Planejar, pensar no planejamento de que não é meu, que é público. Para que as pessoas que precisam deste dinheiro sejam atendidas, para que possamos corresponder aos instrumentos de gestão”, frisou Cidinha.

O Presidente do Conselho Municipal do Idoso explicou que o evento se originou de uma proposta do Conselho Nacional do Idoso. “Os Conselhos estão na base da administração pública. É a maneira através da qual a lei, encontrou um jeito da população estar junto com a administração pública, dar palpites por meio da sociedade civil organizada. Por isso, os conselheiros precisam aprender essa burocracia para ajudar a administração municipal”, destacou.

A realização do Seminário atende a Agenda Nacional Propositiva que foi construída pelos Conselhos Nacional, Distrital, Estadual e Municipal. Esta agenda foi uma proposta do IX Encontro Nacional de Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado em dezembro de 2013 em Brasília.