10 AGO 2015
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
OURINHOS PARTICIPA DE SEMINÁRIO “MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO”

Ocorreu no último final de semana, no Observatório da Cidade da Criança, em Presidente Prudente o seminário “Municípios de Interesse Turístico”. O evento recebeu representantes de 32 cidades do oeste paulista.

Ourinhos esteve representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias e pela servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Adriana Rezende Medeiros. O encontro foi promovido pelo deputado estadual Mauro Bragato, com objetivo de esclarecer os pontos sobre os municípios com potencial turístico e a Lei Complementar 1261/2015, com a emenda constitucional 40, de 2015.

A lei complementar prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias, do governo do Estado. A proposta também estabelece requisitos para classificação dos municípios de interesse turístico e das estâncias turísticas.

Na prática, a nova legislação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades do Estado, exceto as estâncias já existentes, podem concorrer, se preencherem alguns critérios como serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e transporte, e informação e receptivos turísticos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a prefeita Belkis Fernandes tem realizado ações que visam fomentar e desenvolver o turismo local e o encontro rendeu grandes oportunidades de orientação para aplicação em Ourinhos, que tem tentado se adequar à legislação para conquistar o status de estância turística.

“Ourinhos tem um grande potencial turístico. A cidade é banhada pelos rios Paranapanema, Pardo e Turvo, promove campeonatos náuticos, eventos culturais, como Festivais de Música, Dança, Curtas e Teatro, além de eventos esportivos, como a FAPI, Motofest. Com o evento, aprendemos bastante sobre a formação do Plano Diretor de Turismo, consolidação do Conselho Municipal de Turismo e ações que promovam a cidade e região”, destacou.

Durante o evento também foi ministrada uma palestra por Renata Maria Ribeiro, diretora-executiva da Unesp (Universidade Estadual Paulista) do campus experimental de Rosana, o único da instituição que oferece o curso de Turismo. Na ocasião ainda foram tratados sobre como as cidades devem fazer para constituir os Conselhos Municipais de Turismo e o Plano Diretor de Turismo.

ENCONTRO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE TURISMO

No último dia 28 de julho, a prefeita Belkis foi representada na cidade de Marília pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Diretora de Turismo Lavinia Gomes Xavier de Oliveira, em encontro com o Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena e também Jarbas Favoreto – Presidente da AMITUR – Associação dos Município de Interesse Cultural e Turístico e ainda o Coordenador Técnico do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert.

Na oportunidade foi tratado sobre o potencial turístico e importância para o desenvolvimento local e regional, bem como ações por parte do poder público e iniciativa privada, que devem ser conjuntas.

A Diretora de Turismo Lavínia Gomes Xavier de Oliveira enfatiza que, a prefeita Belkis tem mostrado a preocupação em fortalecer ações que visem o desenvolvimento do turismo em Ourinhos e fortalecimento dos parceiros envolvidos, haja vista que o turismo é uma das maiores fontes para o desenvolvimento local e regional.

FOTO: Secretário Messias, a diretora-executiva da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Renata Maria Ribeiro, a servidora Adriana Medeiros e o Deputado Mauro Bragato