03 DEZ 2013
SAE
Servidores da SAE participam de Campanha Fique Sabendo

Funcionários da SAE participaram da Campanha Nacional “Fique Sabendo” promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas).

Ao todo 100 servidores da SAE fizeram os testes rápidos de HIV e Sífilis. “Parabenizo a Prefeitura através da Secretaria de Saúde e a SAE por essa parceria, porque é muito importante que façamos os exames preventivos para controle da nossa saúde”, declarou o servidor da Rede de Esgoto Antônio Pinto Barbosa.

O principal objetivo da campanha foi realizar o teste em pessoas que nunca haviam realizado o teste. A Secretaria de Saúde alerta que não existe mais grupo de risco, e sim comportamento de risco em que coloca a pessoa em situação de vulnerabilidade para contrair tanto o HIV como as demais DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

A novidade da campanha este ano foi a implantação do teste rápido. “Nossos enfermeiros receberam treinamento adequado para aplicação dos testes rápidos. Nós próximos anos utilizaremos o mesmo sistema para agilizar os resultados e consequentemente tratamento das pessoas”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS Marcela Caldeira da Silva.

Ao longo da Campanha foram realizados 708 exames de sífilis, a mesma quantidade de testes foram feitos para detectar o HIV. Foram examinados 356 homens e 352 mulheres. Aqueles que foram diagnosticados como soro positivo passarão por acompanhamento médico no SAEDI.

É importante destacar que com o diagnóstico precoce o portador de HIV pode ter uma excelente qualidade de vida, desde que mantenha o tratamento e acompanhamento correto. A AIDS não tem cura, mas tem tratamento que deve ser iniciado o quanto antes.

FOTO: O Superintendente da SAE Haroldo Maranho juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde