Após 60 anos com uma apenas uma Estação de Tratamento de Água, o prefeito Lucas Pocay apresentou na manhã de terça-feira (13), no aniversário de 104 anos da cidade de Ourinhos, a nova ETA, que estará em pleno funcionamento no início do próximo ano.
Participaram da cerimônia de lançamento na Estação de Tratamento de Água na Vila Brasil a primeira dama Luana Pocay, a superintendente da SAE Edna Valentina Domingos, a secretária de Governo Raquel Spada, o vereador Anisio Feliceti, secretários municipais, o ex-prefeito Claury Alves da Silva e sua esposa Beth Pocay e servidores da autarquia.
As obras são de responsabilidade da Bio G, empresa vencedora da licitação. A Nova ETA está instalada, em terreno ao lado da ETA atual, na Vila Brasil, e vai garantir o abastecimento de água em Ourinhos.
A construção da nova ETA terá investimento de R$ 17 milhões e é mais uma ação da Prefeitura de Ourinhos e da SAE, que irá representar um reforço de até 40% no sistema de produção de água. O novo sistema vai garantir o abastecimento em Ourinhos e, ao mesmo tempo, possibilitar a recuperação da antiga ETA, que foi construída na década de 1960 e, desde então, não passou por reformas estruturais.
Com as duas estações funcionando em conjunto, a SAE será capaz de produzir água para uma Ourinhos de até 200 mil habitantes.
O prefeito Lucas Pocay destacou em seu discurso que a nova ETA demonstra o planejamento da atual gestão focado no futuro e no crescimento da cidade. “Quanta luta, história, distorções e brigas tivemos para que pudéssemos colocar em prática a nossa segunda Estação de Tratamento de Água. 60 anos se passaram e estamos dando início a uma nova era na cidade, um novo ciclo. A partir de hoje, no aniversário de Ourinhos, vamos preparar a nova geração e para isso precisamos ter a nova ETA e a segurança de que a cidade pode crescer cada ver mais”.
A superintendente Edna Valentina Domingos ressaltou que a nova ETA é uma obra que ficará eternizada na história da cidade. “Não podíamos deixar numa data como a de hoje apresentar este projeto histórico para a cidade. Temos aqui uma estação de 1962 para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes, mas para atender 80 mil habitantes. Com esta nova estação, vamos conseguir tratar 200 mil litros de água por segundo e abastecer o município para até 200 mil habitantes. Além disso, esta nova ETA possui tecnologia de ponta, como sua estrutura feita em aço de 360 L, o mesmo utilizado em cervejarias, e ainda vai gerar economia de energia e com produtos químicos”.