21 DEZ 2013
SAE
Ourinhos recebe prêmio Cidade Pró-Catador

A prefeita Belkis Fernandes e a presidente da Recicla Ourinhos Matilde Ramos receberam das mãos da presidenta Dilma Rousseff, o prêmio Cidade Pró-Catador, nesta quinta-feira, 19, durante a 4ª edição do ExpoCatadores, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Participaram da solenidade o ministro Gilberto Carvalho e mais sete ministros, o prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad, além de senadores, deputados federais e estaduais. Também foram contemplados os prefeitos e catadores dos municípios de Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB) e Crateús (CE). Além da premiação, a presidenta Dilma também assinou quatro convênios para beneficiar catadores e a população em situação de rua.

“Continuamos fortalecendo a política para catadores. Em 2013, somente em inclusão produtiva, foram investidos R$ 180 milhões”, discursou a presidenta, para quem a conscientização de prefeitos e prefeitas é fundamental para que se encerre os lixões e sejam construídos aterros sanitários. “As prefeituras precisam ser cumprimentadas quando têm práticas adequadas de acordo com o que acreditamos que tem que ser a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou a presidenta.

A prefeita Belkis Fernandes, muito feliz com a conquista, destaca que “é motivo de orgulho receber esse prêmio, temos muito ainda a caminhar, mas avaliamos que estamos no caminho certo para ser consolidada a inclusão social dos catadores aliada a sustentabilidade do meio ambiente”.

O superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho também feliz com a conquista, ressaltou a importância da parceria com a cooperativa. “É uma honra Ourinhos receber este prêmio, em que a SAE tem o compromisso de garantir condições dignas para o desenvolvimento do trabalho dos catadores por intermédio da cooperativa Recicla, assim como valorizamos essa categoria profissional que é tão importante para a gestão pública, assim como para a sociedade”.

Responsável por inscrever Ourinhos no prêmio Cidade Pró-Catador, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Corrêa Leite frisou: “Inscrevemos Ourinhos por ser um trabalho bem realizado e relevante, sendo uma história de muitos anos da Prefeitura e da SAE promovendo a inclusão social dos catadores e que reflete também na preservação do nosso meio ambiente. A administração está no caminho certo”.

Matilde, presidente da Recicla, que aniversariou no dia 19, mesmo dia em que recebeu a premiação juntamente com a prefeita Belkis frisou que apesar das dificuldades, quando há união de esforços o sucesso prevalece. “Apesar do preconceito que existe contra os catadores, Ourinhos e as três cidades premiadas provaram que é possível estabelecer uma parceria de sucesso com as cooperativas de materiais recicláveis. Parabenizo a prefeita Belkis, o superintendente Haroldo e o secretário Diógenes por esta importante parceria, por nos escutar e pela oportunidade que deram a nós catadores. Estar hoje aqui recebendo esse prêmio é a prova de que isso é possível”.

Cidade Pró-Catador

O Prêmio Pró-Catador é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Dos 63 municípios inscritos no Prêmio Cidade Pró-Catador, 10 foram selecionados na primeira etapa. As iniciativas foram avaliadas in loco pela comissão de técnicos do governo federal, que escolheram as quatro que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis. Os critérios utilizados para a seleção foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes e representante do Recicla Ourinhos Matilde recebendo da presidenta Dilma Prêmio Cidade Pró-Catador