27 DEZ 2013
SAE
Ourinhos recebe Selo Amigo do Catador

A prefeita Belkis Fernandes e a presidente da Recicla Ourinhos Matilde Ramos receberam das mãos da presidenta Dilma Rousseff, o prêmio Cidade Pró-Catador, no dia 19, durante a 4ª edição do ExpoCatadores, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Após a entrega do prêmio, a prefeita Belkis participou da oficina entre as cidades ganhadoras para compartilhar experiências e recebeu do Movimento Nacional de Materiais Recicláveis, o “Selo Amigo do Catador”, em reconhecimento ao importante apoio e trabalho realizado pela Prefeitura e pela SAE em prol dos catadores de materiais recicláveis.

A prefeita demonstrou imensa felicidade ao receber o prêmio, bem como o Selo Amigo Catador. “É motivo de orgulho receber esse prêmio, temos muito ainda a caminhar. Entretanto, avaliamos que estamos no caminho certo para ser consolidada a inclusão social dos catadores aliada a sustentabilidade do meio ambiente”, afirmou.

O superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho também feliz com a conquista, ressaltou a importância da parceria com a cooperativa. “É uma honra Ourinhos receber este prêmio, em que a SAE tem o compromisso de garantir condições dignas para o desenvolvimento do trabalho dos catadores por intermédio da cooperativa Recicla, assim como valorizamos essa categoria profissional que é tão importante para a gestão pública, assim como para a sociedade”, ressaltou Haroldo.

Responsável por inscrever Ourinhos no prêmio Cidade Pró-Catador, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Corrêa Leite frisou que este é um trabalho bem realizado e relevante, sendo uma história de muitos anos da Prefeitura e da SAE. “Essa parceria promove a inclusão social dos catadores e que reflete também na preservação do nosso meio ambiente. A administração está no caminho certo”, declarou Diógenes.

Matilde, presidente da Recicla frisou que apesar das dificuldades que a união dos esforços foi a chave para o sucesso. “Apesar do preconceito que existe contra os catadores, Ourinhos e as três cidades premiadas provaram que é possível estabelecer uma parceria de sucesso com as cooperativas de materiais recicláveis. Parabenizo a prefeita Belkis, o superintendente Haroldo e o secretário Diógenes por esta importante parceria, por nos escutar e pela oportunidade que deram a nós catadores. Estar hoje aqui recebendo esse prêmio é a prova de que isso é possível”,

Convênios

Além da premiação, a presidenta Dilma também assinou quatro convênios para beneficiar catadores e a população em situação de rua. Os quatro convênios somam o total de R$ 18 milhões. As parcerias vão capacitar a população em situação de rua para o trabalho e a geração de renda (R$ 1,9 milhão).

Além disso, os convênios irão fortalecer empreendimentos solidários de catadores no Amazonas (R$ 7,35 milhões), promover a inclusão social da população em situação de rua no município de São Paulo (R$ 5,43 milhões) e fortalecer cooperativas com a aquisição de equipamentos para as unidades de recuperação de recicláveis (R$ 3,35 milhões).

A Presidenta Dilma afirmou que o Governo Federal continua com o fortalecimento da política para catadores. “Em 2013, somente em inclusão produtiva, foram investidos R$ 180 milhões. As prefeituras precisam ser cumprimentadas quando têm práticas adequadas de acordo com o que acreditamos que tem que ser a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destacou a presidenta.

FOTO:Prefeita Belkis Fernandes, Matilde da Recicla Ourinhos e representantes do Movimento Nacional de Materiais Recicláveis durante a entrega do “Selo Amigo do Catador”