04 FEV 2014
SAE
Calor excessivo e falta de chuva afetam abastecimento de água em Ourinhos

Com a falta de chuva no início deste ano, aliado ao calor em excesso, refletiu no elevado consumo de água em quase 10% o que tem afetado diretamente o nível dos reservatórios em Ourinhos. Por isso, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) pede a colaboração de toda a população para economizar água, evitando o desperdício com adoção de hábitos simples como banhos curtos, não lavar calçadas e carros com mangueira e fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar as louças.

Outro reflexo da falta de água aconteceu no final de semana passado, onde as fortes chuvas que atingiram a cidade de Pardinho local da montante da captação de água bruta (“cabeceira” do Rio Pardo), fez com que a água ficasse bastante barrenta elevando o pH, a cor e turbidez da água destinada ao tratamento. O impacto deste problema ocasionou à falta de água em diversos bairros, tendo sido necessário até limpeza emergencial dos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA), ficando o setor por mais de 10 horas parado. Diante desta situação, a SAE utilizou a água dos reservatórios reservas para garantir o mínimo do abastecimento para a população e ainda não houve tempo hábil para recuperar o sistema pelo elevado consumo e a falta de chuva.

Soluções para melhorar o abastecimento

A SAE tem realizado constantes investimentos para ampliar o volume de água tratada, sendo que neste ano irá perfurar dois novos poços artesianos aumentando em 20% o volume de água tratada. Para completar estas obras, também serão construídos reservatórios apoiado e elevado, assim como o sistema de bombeamento. O valor estimado desse investimento é de R$ 4 milhões.

Os poços serão perfurados no Jd. Santos Dumont II e nas proximidades da Fazenda Santa Maria, regiões de grande crescimento urbanístico e vão promover reflexos positivos nos sistemas de armazenamento e distribuição na parte alta da cidade, na região central, na Estação de Tratamento de Água (ETA) e também no abastecimento de água nos bairros, Jd. Paineiras, Vl. Margarida, Jd. Paulista, Vl. Nova Ourinhos, Bela Vista e Jd. São Silvestre.

Água: Um bem escasso

O Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado dia 02 de fevereiro pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

Fonte – Agência Nacional de Águas