09 MAR 2021
SAE
Ourinhos cumpre objetivos da água estipulados pela ONU

“Água Potável e Saneamento” e “Consumo e Produção Responsáveis” são dois objetivos estipulados pela ONU e que já são cumpridos pelo município de Ourinhos. Ambos integram a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um compromisso global assinado por 193 países, em 2015. O plano indica 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna dentro dos limites do planeta. No que se refere ao abastecimento de água, Ourinhos, que recentemente recebeu o selo Município Verde e Azul, já cumpre os objetivos estipulados.

ODS 06 - Água Potável e Saneamento

Nos últimos anos Ourinhos vem promovendo uma série de atividades ambientais para garantir o acesso à água. São ações de proteção às nascentes, rios e bacias, além do tratamento eficaz da água.O recurso hídrico é fundamental para o desenvolvimento sustentável , erradicação da pobreza, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais.

ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

As metas do ODS 12 visam a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos promove ações constantes de conscientização sobre o consumo e economia de água. Além disso, mantêm padrão de potabilidade de água atendendo exigências rigorosas das agências de saneamento e meio ambiente. Tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água gera economia de material, precisão nas dosagens de produtos químicos e o acompanhamento à distância de todo o processo. Por meio de um aplicativo no celular, o químico responsável pela ETA (Estação de Tratamento de Água) pode gerenciar e, se preciso, interferir no sistema que torna a água potável para todos os ourinhenses.