11 ABR 2014
SAE
COLETORES DE LIXO PEDEM ATENÇÃO DA POPULAÇÃO AO EMBALAR O LIXO

A rotina do trabalho dos coletores de lixo inclui percorrer diariamente, aproximadamente 12 km, para garantir a limpeza das ruas de Ourinhos. Mas, além do desgaste físico, os coletores também enfrentam situações de riscos, que vão desde mordidas de cães a cortes em mãos ou pés, ocasionadas pelo acondicionamento irregular de cacos de vidro ou espetos de bambu em sacolas plásticas, como informa o coletor Genilson Mendes Rodrigues que recentemente sofreu um corte na perna ao pegar um lixo embalado de forma indevida. “Faço um pedido à população para que também colaborem com nosso trabalho ao embalar corretamente os cacos de vidro dentro de uma caixa de leite ou até mesmo embrulhar em jornal porque só colocar na sacola plástica não basta, porque já cortei a perna justamente por não saber que ali continha cacos. Outro problema que enfrentamos é com galhos de árvores e até espetinhos de bambu que devem ser colocados dentro de uma garrafa descartável para evitar acidentes. Dependendo da gravidade, nós coletores quando nos machucamos temos que ficar afastados do nosso trabalho”, relatou.

Outro fator prejudicial à saúde dos coletores é a presença de tambores com peso acima do recomendado. O coletor Fabiano Antônio de Oliveira faz um apelo, principalmente aos comerciantes. “Podemos machucar a coluna, os braços e as pernas, por conta do peso em excesso dos tambores. O ideal é que os tambores sejam cortados ao meio para diminuir o peso, assim como coloquem alças para levantarmos o tambor”, pediu.

A população tem um papel fundamental e pode ajudar os coletores de lixo atuando diretamente na prevenção de acidentes, adotando as medidas simples ao embalar corretamente o lixo residencial, como explica o Técnico em Segurança do Trabalho da SAE, Angelo Silva Neto. “O lixo que conter vidros, agulhas, latas com tampas abertas, material cortante perfurante, deve ser acondicionado em papelão ou jornal ou ainda em caixas de leite. O ideal é alertar o coletor de lixo escrevendo ‘cuidado: vidro’. Quanto ao espetinho de bambu, pode ser queimado na churrasqueira após a utilização ou colocado dentro de garrafas pet”, explicou. Se cada cidadão colaborar com as medidas de prevenção, o coletor de lixo terá ainda mais condições de saúde e segurança no trabalho.

FOTO: Os coletores pedem a colaboração da população para embalar separadamente os cacos de vidro e demais objetos cortantes do resto do lixo residencial