15 SET 2013
SAE
SAE promove debates sobre o Plano de Diretor de Resíduos Sólidos

Durante as últimas duas semanas, a Superintendência de Água e Esgoto – SAE realizou oficinas de discussões sobre o Plano Diretor de Resíduos Sólidos. A primeira reunião ocorreu no dia 03, sendo debatidas questões como o destino final dos resíduos úmido e seco, da galhada e de resíduos industriais (óleo, pilha, bateria, solventes, dentre outros), sendo definidos planos para curto, médio e longo prazo.

No dia 05, foram debatidas questões como a logística reversa e, a importância de campanhas para educação ambiental, que deverá envolver alunos de escolas municipais, particulares, escolas técnicas, faculdades e universidades.

No dia 10, o enfoque foi sobre a destinação dos resíduos recicláveis e úmidos e nesta 5ª feira, dia 12, os temas debatidos foram sobre os resíduos de saúde, massa verde e agropastoril.

As oficinas foram conduzidas por Glauber Gregório de Souza, da Ecofim Consult, contratado pela SAE para realizar o levantamento qualitativo e quantitativo de resíduos sólidos urbanos produzidos em Ourinhos.

Participaram das oficinas o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho, os secretários municipais Diógenes Corrêa Leite (Meio Ambiente e Agricultura), Edson Luis Carnevalle (Serviços Urbanos) e José Roberto Barros de Carvalho (Obras), representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, a presidente da ‘Recicla Ourinhos’, Matilde Ramos e cooperados, além de segmentos Unesp, FIO, ETEC – Jacinto Ferreira de Sá, Colchões Castor, Duke Energy, Banco do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio da Comissão de Defesa e Proteção do Meio Ambiente, INSEA, dentre outros.

Na próxima semana, mais uma oficina está agendada com os secretários municipais e o próximo passo serão as audiências públicas, que acontecerão na Câmara Municipal de Ourinhos nos dias 24, 25 e 26, sobre o Plano Diretor de Resíduos Sólidos. Cada audiência tratará da mesma pauta, em horários alternados, com o objetivo de possibilitar a participação do maior numero de pessoas. Confira a programação:

24/09 – 09 horas às 12 horas

25/09 – 14h30 às 17h30