31 MAI 2014
SAE
SAE AVANÇA NA CONQUISTA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Semana passada, o superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho e o chefe da Divisão de Projetos e Fiscalização, Márcio Alexandre T. Rodrigues receberam o projeto estrutural da futura Estação de Tratamento de Esgoto que será construída às margens do Rio Pardo. Este é mais um importante passo para a conquista do financiamento de até R$ 18 milhões, que estásendo pleiteado junto ao Governo Federal, que tem como objetivo modernizar o sistema de tratamento de esgoto e atender as exigências da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), cumprindo as diretivas do Selo Verde-Azul. Em 2012, a SAE realizou o Plano Diretor de Esgoto para Ourinhos.

Atualmente, a SAE coleta 98% de todo o esgoto produzido na área urbana da cidade. Os 2% restantes são constituídos por imóveis antigos, impossíveis de serem ligados às redes coletoras por falta de nível dos terrenos. Nestes locais a SAE executa o esgotamento de fossas.

Em razão das características do relevo da área urbana de Ourinhos, a cidade foi naturalmente dividida em duas áreas chamadas: Bacia do Pardo e Bacia do Paranapanema. Foram construídas duas lagoas de estabilização de esgoto, uma às margens do Paranapanema (região sul) e a outra do Rio Pardo (região norte).

Este sistema de tratamento, que recebe cerca de 87% do esgoto gerado existe há mais de 30 anos. O sistema é monitorado semestralmente pela CETESB.

FOTO: Superintendente Haroldo e o chefe da Divisão de Projetos e Fiscalização, Márcio analisando o projeto estrutural ETE Rio Pardo