A SAE – Superintendência de Água e Esgoto protocolou na última semana junto à CETESB - Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo documentação para obter o licenciamento ambiental da nova área que está sendo adquirida pela Autarquia, localizada no bairro do Pinho, para as construções da Central de Processamento de Resíduo Sólido Urbano, Reciclagem e Compostagem (Usina de Reciclagem) e do Aterro Sanitário. Após conseguir o licenciamento ambiental que leva em conta a destinação ambientalmente correta dos resíduos orgânicos gerados no município, a próxima fase a ser executada pela SAE é a licitação para dar andamento às construções das duas obras.
Com o objetivo de mostrar a área à futura parceira da Autarquia na separação de materiais recicláveis na Usina de Reciclagem, na tarde desta quarta-feira, 02, a prefeita Belkis Fernandes e o superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho visitaram a nova área juntamente com a presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ourinhos - ‘Recicla Ourinhos’, Matilde Ramos. Também participaram da visita Nara Barreto Malta, assessora regional do escritório nacional do CATAFORTE - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias e a cooperada da Recicla Ourinhos Cláudia da Silva. O CATAFORTE é um programa do Governo Federal que visa possibilitar a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem e a agregação de valor na cadeia de resíduos sólidos.
AUTORIZAÇÃO ANAC
Em dezembro do ano passado, a SAE já obteve autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a construção da Usina de Reciclagem e do Aterro Sanitário por atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, dentre elas, respeitando a distância de mais de 9 km do Aeroporto. O novo Aterro Sanitário atenderá todos os padrões ambientais exigidos e será referência na região.
A Usina de Reciclagem e o Aterro Sanitário promoverão o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e a parceria com a Cooperativa ‘Recicla Ourinhos’ possibilitará mais geração de emprego e renda para inúmeros catadores que irão realizar a reciclagem de 100% do lixo doméstico e o rejeito será direcionado para o Aterro Sanitário.
FOTO: Prefeita Belkis, Haroldo, Matilde, Cláudia e Nara durante visita a área onde serão construídos a Usina de Reciclagem e o Aterro Sanitário