Representantes da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos receberam nessa semana inspetores do CAEX (Centro de Apoio a Execução), órgão vinculado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, para uma perícia técnica nas instalações e reservatórios da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Ourinhos.
O superintendente da unidade, Inácio J.B. Filho, se reuniucom a equipe responsável pela perícia e, além de mostrar as reais condições estruturais da superintendência, decorrente da falta de investimentos que atinge a SAE há décadas, também apresentou o plano elaborado pela administração municipal para solucionar o problema de desabastecimento de água na cidade.
Entre os principais investimentos da Prefeitura, está a aquisição da areia dos filtros para regeneração dos elementos filtrantes, a perfuração do poço na região do Jardim Itamaraty com previsão de termino em março de 2020, a perfuração de mais dois poços profundos na região da Vila Margarida e Parque Minas Gerais, além do projeto de ampliação da ETA, obra inadiável que resolverá o problema da falta de água em Ourinhos para os próximos 50 anos.
A visita, acompanhada por funcionários de carreira da SAE, representantes da sociedade, além de vereadores, foi uma solicitação do promotor Marcos da Silva Brandini. O relatório da pericia técnica do CAEX será enviado à promotoria local até o dia 20 de dezembro.