A Central de Transbordo de Lixo de Ourinhos, localizada na Água do Pinho, área rural do município, já está pronta para entrar em funcionamento. A obra realizada pela Prefeitura, por meio da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), dará destinação correta e ambientalmente sustentável para o lixo doméstico da cidade.
Com isso, o aterro sanitário de Ourinhos deixará de funcionar.
A plataforma para descarregamento do lixo foi finalizada segunda-feira (02) e, a partir de agora, todo lixo coletado será despejado em containers e, diariamente transportado por empresa especializada para cidades que possuem aterro sanitário licenciado. Simultaneamente às obras da Central de Transbordo, a Prefeitura fez melhorias na Estrada do Pinho, a via que dá acesso ao local, para facilitar o tráfego dos veículos de transporte de lixo.
Todas as instalações da central atendem as determinações de órgãos ambientais e do Ministério Público resolvendo um problema que se arrasta há décadas em Ourinhos.
“O Prefeito Lucas sempre se preocupou com a questão ambiental, especialmente com o transbordo de lixo em Ourinhos. Essa obra é um marco histórico para Ourinhos é mais um problema herdado que está sendo solucionado pela administração Lucas Pocay”, diz Inácio J.B. Filho, Superintendente da SAE.
A Central é uma obra de modelo inovador e sustentável, uma solução de transferência de resíduos das mais modernas da atualidade, sua estrutura possibilita a chamada transferência limpa, atendendo a diretiva de Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul.
Esdras dos Reis, diretor de gestão de resíduos da SAE, diz que a operação começa já no mês de março. “O lixo domiciliar será transportado para a Central de Transbordo e posteriormente para um aterro legalizado. Com isso, o aterro atual de Ourinhos, de imediato, será encerrado. A Central está legalizada, foi um projeto bem feito de nosso Prefeito Lucas Pocay, está autorizado pela Cetesb e por vários órgãos ambientais.”