21 JUN 2020
SAE
SAE inicia processo licitatório para ampliação da Estação de Tratamento de Água

A SAE dará a largada nos próximos dias no processo licitatório para construção de uma nova unidade de Estação de Tratamento de Água (ETA) para acabar com o déficit de abastecimento de água da cidade.

Com atributos semelhantes às convencionais estações de tratamento de água, a nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade. É formada por estações modulares de baixo custo energético com capacidade de suportar elevados níveis de turbidez. O seu processo de purificação da água é composto por sistemas preliminares, coagulação, floculação mecanizada, decantação, filtração e desinfecção.

Será implantada ao lado da atual, representando um reforço ao sistema de produção de água em torno de 30 a 40%.

A obra surge da urgente necessidade de ampliação e atualização do sistema de tratamento de água em operação decorrente da defasagem do complexo que compõe a Estação de Tratamento de Água de Ourinhos.

Construída há 60 anos para atender uma cidade com até 40 mil habitantes, a nossa ETA ao longo dos anos, por conta da negligência de administrações passadas não recebeu investimentos que pudessem aperfeiçoar o sistema. Incompetência e omissão que não anteviu a necessidade de aumentar a produção e distribuição ante a demanda crescente de água potável, em decorrência do crescimento populacional.

Responsável por 90% do abastecimento dos imóveis da cidade, saturada há pelo menos duas décadas, a ETA vem operando muito além de sua capacidade. Não foram feitas obras imprescindíveis para garantir o pleno abastecimento do município para atender uma população que hoje atinge 115 mil habitantes. Com uma estrutura de produção e distribuição de água antiga e insuficiente, o sistema foi acumulando deficiências que cada vez mais comprometem o fornecimento público de água no município.

Superando diversas dificuldades, dentre elas o alto déficit de caixa de 2014 a 2016, a SAE promoveu sua recuperação financeira a partir de 2017, trabalhando desde o inicio da gestão para viabilizar o projeto de ampliação e distribuição de água na cidade que agora sai do papel para tornar-se realidade.