O projeto da Nova ETA (Estação de Tratamento de Água) de Ourinhos foi encaminhado pela empresa Bio G à diretoria de operações da SAE. Agora a empresa dará entrada ao pedido de licença ambiental junto à Cetesb para iniciar a obra que vai acabar com a falta d’água em Ourinhos.
Equipes da SAE já estão preparando o solo onde a Nova ETA será instalada, em terreno ao lado da ETA atual, na Vila Brasil. Em meados do próximo ano o equipamento deve entrar em operação. Ourinhos está sendo preparada para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes.
ITAMARATY
Paralelo à construção da Nova ETA, a SAE já iniciou o funcionamento do Poço Profundo do Itamaraty possibilitando suprir a demanda de água dos bairros Itamaraty, Pacheco Chaves, Núcleo Habitacional Choso Misato, Condomínio Moradas, Jardim Paris e região.
O poço do Itamaraty, com vazão de 100 mil litros por hora está aliviando o sistema do poço São João, que passaria a atender exclusivamente os bairros Vila São João, Vila Musa, Vila Odilon, Jardim Paris, Vila Nossa Senhora de Fátima e Vila Santa Maria.
RIO PARANAPANEMA
A Prefeitura/SAE também prepara o projeto para uma terceira ETA com captação de água do Rio Paranapanema, cuja outorga foi concedida recentemente pela Agência Nacional de Águas.