Iniciado em agosto de 2019, o Estudo de Setorização do Sistema de Abastecimento de Água, cuja principal finalidade é acabar com o histórico deficit de abastecimento de água em Ourinhos, destina-se a composição e elaboração do Projeto Básico de Sistema de Abastecimento de Água (PBSAA).
O trabalho está sendo realizado pela empresa RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda. que busca obter um mapeamento e diagnóstico das condições do atual sistema de abastecimento e propor ações inerentes ao conjunto de serviços, infraestrutura, das instalações e nortear as obras necessárias.
Com modelagem matemática e simulação hidráulica, o estudo é parte essencial para elaboração do PBSAA que orientará por exemplo, o imprescindível controle de perdas e a instalação e interligação de novas adutoras ao sistema de distribuição.
Uma das primeiras ações da RHS Controls foi a instalação de equipamento capaz de medir e registrar o nível de pressão e vazão da água na rede. Foram concluídas 67 medições contínuas durante 7 dias consecutivos, sendo 45 pontos de pressão e 22 de pitometria.
A rede de distribuição de água de Ourinhos é muito antiga e sofre sobremaneira com as perdas no sistema, seja através de vazamentos, ligações clandestinas e furtos causando prejuízo, não só a autarquia mas a toda população.