Calcula-se que pelo menos 40% da água tratada produzida na Estação de Tratamento de Água se perde por conta de vazamentos aparentes ou ocultos, ligações clandestinas, fraudes, furto e também pelo desperdício. Só nos últimos três meses, por exemplo, as equipes de manutenção da rede de água da SAE realizaram mais de 750 reparos de vazamentos em ruas, calçadas, ramais domésticos e cavaletes. Para sanar o déficit, A SAE vem investindo em tecnologia e equipamentos, como os oito macromedidores já instalados.
Até agora as medições indicam que os vazamentos ocorrem desde as adutoras, extensões, interligações da rede de distribuição até os ramais prediais e cavaletes. As causas são degradação da rede por corrosão de canos e tubulações antigas, flutuação de alta pressão e obras particulares mal executadas em calçadas que acabam danificando a rede.
Para coibir fraudes e os famosos “gatos”, o setor de fiscalização da SAE segue atuante, notificando e multando infratores. A SAE pede para que a população fique atenta aos vazamentos e entre em contato com a SAE pelo telefone e WhatsApp (14) 3302-1000.