A SAE (Superrintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos divulga os projetos e obras implantadas ao longo de 2020.
Veja as principais ações:
REDUÇÃO DE PERDAS - As equipes da SAE responsáveis pela manutenção da rede de abastecimento realizam mensalmente, em média, 250 reparos em canos rompidos pela cidade. A fiscalização vem atuando com mais rigor no combate a ligações irregulares, fraudes e furtos de água, ocorrências que representam até 20% das perdas no sistema de abastecimento.
MACROMEDIDORES – Instalados no sistema de produção e nas adutoras de saída da ETA os macromedidores possibilitam quantificar os volumes aduzidos, estimar e planejar ações para reduzir a perda de água tratada no sistema.
POÇO DO ITAMARATY – O poço profundo do Itamaraty foi inaugurado este ano e abastece população dos bairros Itamaraty, Pacheco Chaves, Núcleo Habitacional Choso Misato, Condomínio Moradas, Jardim Paris e região. Com vazão de 100 mil litros por hora, o poço alivia o sistema São João, que agora passa a atender exclusivamente os bairros Vila São João, Vila Musa, Vila Odilon, Jardim Paris, Vila Nossa Senhora de Fátima e Vila Santa Maria. Além disso, o Poço do Itamaraty também reforçará o abastecimento na Cohab, Jardim Matilde e Jardim Oriental.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA – Medida inovadora e histórica, A SAE obteve autorização para captação de água do rio Paranapanema na divisa dos estados de São Paulo e Paraná. A outorga foi concedida pela ANA (Agência Nacional de Águas)
POÇO ESMERALDA - Investimento na manutenção corretiva nas instalações do Poço Profundo Água Esmeralda, existente no pátio da SAE com recuperação de 30% em vazão.
NOVA ETA – A nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade representando um acréscimo de 100% na produção de água para o sistema de abastecimento do município. Em meados do próximo ano o equipamento deve entrar em operação. Ourinhos está sendo preparada para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO - Restabelecimento da linha 08000 ligação gratuita para usuário
SAÚDE OCUPACIONAL - Contratação de empresa com registro na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), para prestação de serviço da área de saúde ocupacional, incluindo exames clínicos.
CONTROLE E AUTOMAÇÃO – Projeto para execução de serviços para implantação de atualização tecnológica do sistema de telemetria e telecomando na captação de água.
68 FILTROS – Instalação de filtros automatizados que otimizam a rede elétrica corrigindo as indesejáveis variações de tensão, responsáveis por causar grandes prejuízos, como a queima e outros danos a bombas, motores e demais equipamentos prejudicando a regularidade do abastecimento de água.
COLETA – Instalação do sistema de coleta processamento e controle de dados de níveis dos reservatórios de água.
ESTUDO DE SETORIZAÇÃO do sistema de distribuição de água com modelagem matemática de simulação hidráulica, ferramenta útil na busca de soluções para problemas relacionados ao abastecimento. Um mapeamento da rede com objetivo de nortear ações, concepção e análise de alternativas, novos projetos, execução de obras e serviços, voltados a renovação da infraestrutura antiga e em grande parte saturada da rede de distribuição de água do município.
NOVO SITE - O novo site da SAE (www.sae-ourinhos.com.br) foi reformulado otimizando o acesso com uma estrutura de assuntos e informações relevantes para os usuários. Mais funcional proporcionando uma melhor navegação, o novo site foi desenvolvido para que o munícipe encontre rapidamente soluções e informações claras pertinentes aos serviços prestados pela autarquia nas áreas de abastecimento de água, coleta de lixo e esgotamento sanitário.
SOFTWARE SGA - um sistema de gerenciamento de atendimento que configura serviços, prioridades, ordena filas com senhas e permite gerar relatórios sobre tempo, quantidade de atendimentos realizados por assunto agilizou sobremaneira o atendimento. Nos últimos 3 meses o número de atendimentos chegou a 3.325.
LIXÃ0 - Encerramento do antigo aterro utilizado por duas décadas como destino do lixo recolhido diariamente na cidade. A área do aterro controlado foi fechada conforme exigências dos órgãos de fiscalização ambiental e Ministério Público, abrindo caminho para operacionalização da Central de Transbordo de Lixo – CTO.
CENTRAL DE TRANSBORDO - Instalação inovadora e sustentável. Trata-se de uma das mais modernas formas de transferência de resíduos sólidos. A CTO – Central de Transbordo de Ourinhos está funcionando desde o dia 10 de março de 2020. Sua estrutura possibilita a chamada transferência limpa de mais de 90 toneladas diárias de lixo recolhido na cidade.