27 JAN 2014
SAE
SAE normaliza processo de tratamento de água neste domingo, 26

A Superintendência de Água e Esgoto comunica à população que em razão das fortes chuvas ocorridas à montante da captação de água bruta (“cabeceira” do Rio Pardo), na tarde de sábado, dia 25, a água ficou bastante barrenta o que elevou o pH, a cor e turbidez da água destinada ao tratamento.

Essas alterações bruscas com fortes oscilações dificultaram a tratabilidade da água por um período estimado em 10 horas, comprometendo a qualidade da água tratada em termo de remoção de cor e turbidez.

Cientes do problema, a prefeita Belkis Fernandes e o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho nas primeiras horas deste domingo, 26, acompanharam os trabalhos dos funcionários da SAE que de sábado até madrugada de domingo, realizaram ajustes nas dosagens de produtos químicos, testes, readequações nas vazões e descartes de água.

O problema ocorrido prejudicou o abastecimento de água quanto aos aspectos cor e turbidez, gerando a distribuição de água turva. Por algumas horas tivemos que trabalhar com vazões baixas no processo de tratamento, comprometendo o sistema em termos de reservação e vazão distribuída.

É importante informar que em momento algum houve o comprometimento da cloração, necessária à desinfecção da água na Estação de Tratamento e redes de distribuição.

Melhoradas as características da água bruta e após readequações do processo de tratamento, a Estação de Tratamento de Água já está com o processo produtivo normalizado, porém a recuperação do sistema não é imediata.

A SAE pede a colaboração de todos para o uso racional da água, evitando desperdício, assim como também pede desculpas aos ourinhenses pelos transtornos ocorridos.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes, superintendente Haroldo e o diretor da SAE, Arnaldo Capelosa acompanhando o trabalho de tratamento da água na ETA