17 NOV 2020
SAE
Setorização do sistema de distribuição de água irá reduzir perdas e ampliar oferta de água

A SAE finaliza até o final de 2020 a elaboração de amplo estudo para a Setorização do Sistema de Distribuição de Água de Ourinhos. O objetivo é desenvolver ações e novas obras para renovar a infraestrutura da antiga rede de água.

Um sistema estudado e bem setorizado contribui para ampliar a oferta de água e reduzir perdas no sistema de abastecimento, através de uma e manutenção mais eficiente na reparação das rupturas diárias de adutoras, canos, tubulações, registros, válvulas.

Grande parte das interrupções do abastecimento por causa de reparos na rede de água se deve a muitas ocorrências de canos rompidos e outras avarias cuja origem, em sua maioria, se deve ao desgaste dos materiais, tubulações de ferro e amianto presente em quase toda cidade.

Além do custo social do transtorno da falta d´água nas torneiras, as deficiências na infraestrutura de distribuição exaurida pelo tempo tem custo financeiro e, perda significativa de água tratada no sistema.

Através da setorização, para operações de reparo de vazamentos por exemplo, pode-se delimitar minimamente a extensão da interrupção do abastecimento por reparação ou manutenção. Desse modo, quanto menor for a área isolada durante a manutenção, menor será o impacto pela baixa do fornecimento de água.

Os relatórios de setorização devem incluir as memórias de cálculo e desenhos básicos, em que possam subsidiar tecnicamente a contratação e elaboração de projetos específicos para a execução de obras, nos próximos 30 anos.